- Sondagem: Como motivação inicial será feita a seguinte Perguntar aos alunos :"Quando estamos gripados, conseguimos sentir sabores?" Com essa pergunta permitiram classificar qual o grau de conhecimento que os alunos possuem
- Problematização: Escolher dois alunos, no aluno 1 será colocada uma venda nos olhos e lhe será oferecido três biscoitos de sabores diferentes e de forma aleatória, esse aluno dirá o sabor de cada um dos três biscoitos que será anotado pelo professor. O aluno 2 além de ter seus olhos vendados terá também o nariz tampado e procedendo da mesma forma que o aluno 1 irá comer três biscoitos de sabores diferentes, onde tentará adivinhar os sabores.
- Contextualização: Tanto o olfato quanto o paladar
estão relacionados, e por isso, ao taparmos o nariz, não sentimos os
sabores dos alimentos com tanta intensidade quanto sentimos normalmente.
Isso acontece também quando
sentimos um cheiro e logo após comemos outro alimento, confundindo o
sabor do alimento com o possível sabor daquilo que sentimos o cheiro.
- Busca de dados: Os alunos farão consultas ao acervo da biblioteca e em sites de pesquisas sobre o tema estudado.
- Sistematização: Os alunos construirão um modelo anatômico ou cartaz que mostrará a ligação que existe entre nariz e boca.
Adorei o que você apresentou no blog, é uma boa dica, para esta situação de
ResponderExcluiraprendizagem muito legal.