terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Benefícios nutricionais e digestivos das algas marinhas e na perda de peso

 

Algas e o futuro da alimentação, atuação na perda de peso e qualidade de vida!

As algas marinhas são uma iguaria famosa em algumas partes da Ásia e também uma conhecida fonte de importantes hidrocolóides alimentares, como ágar-ágar, alginatos e carragenina. Além do valor alimentar das algas marinhas, vários benefícios à saúde também foram relatados nesta valiosa fonte de alimento. Presume-se que as características únicas do ambiente marinho, onde as algas são cultivadas, sejam as principais responsáveis ​​pela maioria das suas propriedades. Entre os efeitos funcionais das algas marinhas, os benefícios nutricionais e relacionados à saúde têm sido amplamente estudados. Em comparação com as plantas terrestres e os alimentos de origem animal, as algas marinhas são ricas em algumas moléculas e materiais promotores da saúde, como fibras alimentares, ácidos graxos ω-3, aminoácidos essenciais e vitaminas A, B, C e E. Em este capítulo.



A pesquisa que mostra que as algas marinhas podem ter benefícios potenciais para a saúde aumentou o interesse em comer algas marinhas nos últimos anos. De fato, espera-se que o mercado comercial global de algas marinhas cresça a uma taxa composta de crescimento anual de 9,7% entre 2020 e 2025, de acordo com um relatório da ReportLiner, uma empresa de pesquisa de mercado..

Por que o ganho de popularidade? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre algas marinhas, seus benefícios nutricionais, como adicionar uma quantidade saudável à sua dieta e quaisquer riscos ou efeitos colaterais potenciais.


O que é alga marinha?

Algas marinhas é o nome comum para uma variedade de espécies de plantas e algas que crescem em oceanos, lagos e rios, de acordo com o National Ocean Service (NAS). As plantas fazem parte de um grupo de plantas multicelulares contendo clorofila chamadas macroalgas e são normalmente classificadas em três grupos: algas verdes (chlorophyta), algas marrons (ochrophyta, phaeophyceae) e algas vermelhas (rhodophyta).

Ao contrário das ervas daninhas tradicionais que crescem rapidamente e podem prejudicar o habitat em que aparecem, as algas marinhas são essenciais para a vida marinha. Ele fornece alimento e abrigo para muitos organismos e é um componente vital de uma aquicultura saudável, de acordo com o NAS.

Embora menos populares nas culturas ocidentais, os humanos, especialmente os nativos das comunidades costeiras, comem algas marinhas há milênios. De fato, um quinto das refeições consumidas no Japão contém uma forma de alga comestível, de acordo com um estudo da Nutrition Reviews..



Que tipos de algas são comestíveis?

As algas comestíveis são um alimento básico em muitas dietas asiáticas, especialmente na Coréia, Japão e China. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a China é o maior produtor de algas comestíveis, seguida pela Coréia e Japão, mas a colheita comercial ocorre em 35 países que variam em climas de frio a tropical. O consumo de algas também é popular na Irlanda e no Canadá e está crescendo em partes dos Estados Unidos e da América do Sul.


Oito tipos comuns de algas comestíveis são:

Nori: Nori é uma alga vermelha que, depois de seca e cortada em folhas, é usada principalmente para embrulhar sushi. O Japão produz 400.000 toneladas de nori por ano, o que equivale a 10 bilhões de folhas e US$ 1,5 bilhão em valor de mercado. Globalmente, o mundo colhe cerca de um milhão de toneladas.

Kombu: Esta alga marrom é usada para realçar o sabor umami de pratos como sopa e dashi, um caldo popular usado em pratos japoneses, de acordo com a Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts. Kombu seco está disponível na seção internacional de supermercados e através de varejistas online.

Wakame: Embora seja classificada como uma alga marrom, esta alga tem uma cor verde escura e um sabor levemente adocicado. Ele vem desidratado, portanto, para cozinhar com ele, o usuário deve adicioná-lo à água e deixá-lo de molho por 10 minutos. É usado para fazer saladas de algas e como ingrediente para realçar o sabor da sopa de missô.

Ogonori ou musgo do mar: Ogonori é uma alga de cor roxa que os havaianos servem em saladas há décadas. Também é usado para fazer geléias fervendo e extraindo o ágar.

Hijiki: Hijiki é uma alga preta que é vendida em formas secas e trituradas. É frequentemente usado como aperitivo nas culturas japonesa e coreana e é um ingrediente em caldos temperados, saladas e pratos vegetarianos..

Umibudo: Traduzindo para “uvas do mar”, umibudo é uma alga verde cujos fios possuem pequenas bolhas. É consumido como um lanche salgado e é uma cultura básica para os agricultores de Okinawa, de acordo com o Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário