segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Como os créditos de carbono podem salvar o mundo

 


Os Ricos Créditos de Carbono: o que são e como funcionam hoje?

Ajude sempre!

As vantagens dos créditos de carbono

Alta credibilidade

Os créditos de carbono são auditados por instituições internacionais e registrados na Verra, fundação que regula o registro do monopólio global de créditos voluntários. 

Durar para sempre - até ser consumido

Por já serem certificados, os créditos de carbono do mercado voluntário duram para sempre até que sejam consumidos ou cancelados por alguém (ou empresa) que queira compensar suas emissões de gases de efeito estufa.

Como garantir a qualidade dos créditos de carbono?





Digital e dolarizado

Os créditos de carbono são ativos intangíveis (semelhantes a pontos de milhagem ou marcas), portanto, são certificados digitais. A maioria dos créditos é negociada e cotada em dólares americanos.

CO2 = dióxido de carbono.

Durante a fotossíntese, processo no qual as plantas geram glicose (seu alimento), as plantas absorvem CO2 do ar e usam a energia solar através de suas folhas para quebrar o CO2 (um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio) e a água (ou H2O, dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio) absorvidos por suas raízes e folhas.

As plantas, assim, geram novas moléculas de glicose (C6H12O6) e as utilizam para gerar energia para crescer. Como resultado da fotossíntese, as plantas liberam O2 no ar, também vegetais e algas no oceano absorvem CO2 e liberam oxigênio (O2).

No entanto, o desmatamento e os incêndios florestais dificultam esse processo. Quando queimamos ou cortamos árvores, o CO2 é liberado na atmosfera. Também é liberado metano (CH4), um poderoso gás de efeito estufa que é até 30 vezes mais poluente que o CO2.




Além disso, a maior parte de nossa economia global baseia-se na geração de energia pela queima de combustíveis não renováveis ​​(como petróleo, carvão e gás natural). Toda essa queima de combustíveis fósseis, que são essencialmente átomos de carbono, libera enormes quantidades de CO2 na atmosfera.

O CO2 absorve o calor do sol, levando ao efeito estufa e ao aquecimento do planeta.

Quando a presença de CO2 é maior que o normal no ar, o calor dos raios solares é absorvido pela atmosfera e o planeta fica mais quente. Em outras palavras, nossas emissões de gases de efeito estufa e nossa dependência de petróleo e carvão para nosso transporte e energia estão aquecendo o planeta e levando a mudanças climáticas drásticas.

Temos que colocar um preço nas emissões de carbono. Por isso se chama crédito de carbono!

Qual é a diferença entre compensar as emissões de gases de efeito estufa e comprar créditos de carbono?





‍Os créditos de carbono funcionam de maneira semelhante ao petróleo, barras de ouro ou diamantes. Suponha que você queira especular sobre petróleo ou ouro, mas não haja mercados de commodities para isso (como créditos de carbono e diamantes). Se você acha que o petróleo ou o ouro podem subir de valor, mas não há mercado para investir na commodity, você compra barris de petróleo, barras de ouro ou pedras de diamante e deixa em casa, senta no sofá e espere.

Nem petróleo, ouro e diamantes (e créditos de carbono) expiram ou apodrecem. Em teoria, você pode mantê-los para sempre em sua casa.

Vejamos a diferença que pode fazer a compra e neutralização/compensação de créditos de carbono. Os residentes de uma grande cidade emitem em média 2 toneladas por ano. Residentes de renda mais alta emitem cerca de 10 a 20 toneladas por ano, mas se alguém compra $ 400 em créditos de carbono a $ 40 por tonelada, eles compram 10 toneladas de créditos de carbono, ou o equivalente a 1 ano de emissões pessoais de gases de efeito estufa.

O impacto da mudança climática pode ser visto no livro de Bill Gates e também você encontra mais informações sobre a Terra Inabitável de David Wallace .

Quando você compra créditos de carbono da floresta amazônica, seu dinheiro vai direta e indiretamente para gestores de projetos de conservação florestal, projetos de energia limpa e empresas ambientalmente conscientes que seguem padrões internacionais.

Portanto, há impacto social, comunitário e ambiental para além da própria floresta.

 

comprar crédito de carbono , comprar créditos de carbono, crédito de carbono, créditos de carbono, pegada de carbono , energia limpa , aquecimento global , efeito estufa , gases de efeito estufa , token MCO2 , sustentabilidade , tokenização.




Os mercados de créditos de carbono são um dos itens da agenda da COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada de 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. O Brasil poderia gerar entre US$ 493 milhões e US$ 100 bilhões em créditos de carbono até 2030, de acordo com projeções da WayCarbon, uma consultoria estratégica focada exclusivamente em sustentabilidade e mudanças climáticas.




Mas o que são créditos de carbono?

Os créditos de carbono estão associados a projetos que reduzem ou removem gases de efeito estufa (gases de efeito estufa) da atmosfera. Essa redução se traduz em títulos negociados com governos, empresas ou indivíduos com metas de redução de emissões. Os créditos de emissão equivalem a uma tonelada de dióxido de carbono, um dos gases de efeito estufa mais importantes.


As discussões sobre os mercados regulados de carbono começaram em 1997, quando foi criado o Protocolo de Kyoto. Assim, os países considerados desenvolvidos assumiram suas metas de redução de emissões, enquanto as regiões em desenvolvimento aderiram ao protocolo por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para gerar créditos de carbono a partir de projetos de redução de emissões.


O Protocolo de Kyoto representa, portanto, um mercado regulado no qual os países devem manter suas metas de redução. Depois, há o mercado voluntário, onde empresas, ONGs, instituições, governos e até cidadãos voluntariamente tomam iniciativas para reduzir as emissões. Os créditos podem ser gerados em qualquer lugar do mundo e são verificados por um órgão independente do sistema das Nações Unidas.




E quais são os benefícios dos créditos de CO2 para sua empresa?

-Investir em Sustentabilidade:

Os próprios créditos de emissões são vantajosos porque equivalem a 1 tonelada de dióxido de carbono que não é emitida para a atmosfera. Essa emissão zero contribui para conter o aquecimento global e ajuda a estabilizar o efeito estufa. O investimento corporativo em créditos de emissões, portanto, reflete as preocupações corporativas em lidar com os impactos relacionados às mudanças climáticas. -Marketing Ecológico:

Os investimentos em iniciativas de desenvolvimento sustentável melhoram cada vez mais a imagem da empresa perante a sociedade. Isso porque as empresas estão sob pressão crescente de clientes e investidores para adotar a agenda ESG.




-Desenvolvimento de novas oportunidades de negócios:

Os créditos de carbono também favorecem a criação de oportunidades de negócios verdes, pois permitem que as empresas atraiam mais investidores. A urgência das mudanças climáticas está tornando os investidores cada vez mais críticos e as empresas precisam pular com a maré. Assim, os créditos de carbono tornam-se uma estratégia de mercado que oferece a oportunidade de liderar o cenário de desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. -branco:

A compra desses empréstimos pelas empresas gera recursos que são investidos principalmente no desenvolvimento das comunidades e contribui para benefícios ambientais, inclusive benefícios sociais.

Ela se interessou pelo tema?A CATALISA realiza inventários de GEE e realiza projetos de neutralização de CO2. Por favor, entre em contato conosco! 

Fontes de pesquisas: https://www.catalisajr.com.br/quais-as-vantagens-dos-creditos-de-carbono.

escolakids.uol.com.br

escolakids.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário