sábado, 11 de fevereiro de 2023

Gestão Inteligente - 5 mentes para o futuro

As cinco  mentes revolucionárias do futuro 

Howard Gardner o psicologo de Havard apresenta as cinco mentes que podem se dar bem no futuro e fazer resplandecer o que será necessário para que possamos ter bons Gestores, lideres, e Cidadãos capacitados para governar o mundo com mais dinamismo e proficiência, adequadas para atender as demandas dos habitantes da Terra.

Assim diz o autor que passou várias décadas, estudando pesquisando e refletindo sobre como se desenvolvee seorganiza, como é formada e como se ampliam as mentes nesse novo mundo que para muitos parece bizarro; não acham nada que podem se animar a viver uma vida mais digna. gardner estou como as pessoas aprendem, criam, como lideram e como podem mudar outras mentes e influenciarem; e como podem mudar as suas próprias mentes!

Na maioria do tempo Gardner se envolveu em descrever as operaçãoes típicas da mente humana e achou uma tarefa assustadora, não em todo o tempo; e se contentou em apresentar meios de como se deve usar a mente! o mais importante deste estudo é que o cienntista se preocupou com os tipos de mentes qque ele juga ser preciso para se prosperar no ambiente em que vivemos hoje!

Devemos ressaltar que esses estudos são focados no mundo material de viver estudar tralhar e se divertir no mundo baixo que é o caso da Terra. o autor descreveu tudo isso como um empreendimento de valores, e ressaltou que deve-s desenvolver estas mentes para o futuro, isto é hoje e amanhã, quem sabe deliberar sobre o futuro? 

Passados já vários anos o mundo mudou muito mais do que se poderia imaginar no plano material que é o plano da maioria dos habitantes da Terra; e pelas deliberações de controle políticos e sociais a maioria decide sobre quem vai commandar o barco! O mundo atual poderia ter melhorado muito com as alternativas que se dispoe hoje! 
O  ser humano se esbarra em muitos tropeços que são desprezados por uns mas que para eles parece divertido. 
Howard Gardner discorreu primeiro sobre a necessidade de mudanças de paradigmas para que ninguem fique para traz enquanto muitos prosperam outros continuam pobres e frustrados. Mesmo sem estarem sozinhos grande parte do povo podem se sentir acuados diante de situações que a vida lhes oferece nas grandes cidades e até mesmo em cidades menores, que sempre será diferente da vida no campo onde se tem sustento a partir da natureza. Muitas frutas silvestres, batatas, e cereais, que lhes asseguram uma vida saudável  meio a muitos viveres a vida é leve e ainda cheia de encantos; enquanto que na cidade tudo tem o seu preço!  Tem se que pagar sendo a única opção. Então diz o autor precisamos iniciar a cultivar estas capacidades!
 

As 5 mentes para o futuro serão elencadas abaixo de acordo com sua explanação:

1. A mente disciplinada. Para Gardner é aquela que dominou pelo menos uma maneira de  pensar. O individuo tem pelo menos que ter feito uma faculdade e ter uma profissão, e domonar esse setor permanentemente ao longo de sua jornada triunfal no meio de grandes multodãos. O exodo rural nos últimos anos fez com que muitas familias viessem para as cidades grandes onde havia muitas oportunidades, que a principio parecia o céu. Mas neem todos tiveram as mesmas mentes trabalhadas para enfrentar mitos desafios nos grandes





 centros urbanos.
2. A mente sintetizadora. Essa mente recebe informações de varias fontes, avalia e entende com objetividade tais informaçãoes e as reune de maneira generosa e convive com as pessoas como sendo parte de todo o contexto histórico do momento e do futuro. A capacidade de sintetizar foi muito bem desenvolvida no passado trazendo muitos beneficios assim como hoje com a velocidade que o mundo de informações continuavem chegando a cada dia na aisagem terrena!
3. Mente criadora.  Essa mente reune muito das outras duas que implora por disciplina e sintese, para se estabelecer em um patamar imbicado para o progresso e o sucesso. a  mente criadora rompe barreiras: apresenta novas ideias, propôe questões desconhcidas, evoca formas inéditas de pensar, trazendo respostas inesperadas e surreais. A mentre criadora obtem respostas mirabolantes. essas criações serão colocadas na frente de pesoas bem informadas. Essa mente está sempre na frente por andar em um campo aida não controlado pela competição.
4. A mente respeitosa. accolhe e observa diferenças entre seres humanos e outros grups humanos tenta entender  esses e outros buscando trabalhar de maneira  efiicaz com todos os grupos. sabendo que hoje o mundo está conectado e interligado os bons fluidos são ligeiramentes entendidos como uma filosofia real de vida e de amor sem igual para que todospossam tirar bons frutos!
5. A mente ética. A mente que atua em niveis  mais abstratos que as outras mentes e refrete tanto sobre a natureza do próprio trabalho tanto quanto sobre asnnecessidades de e os desejos da sociedade en que vive. Essa mente conceitua como os trabalahdores podem cumpri propósitos que esteja além do interesse próprio e como os cidadões podem trabalhar generosamentepara a melhoria de todos. a seguir atua com bases nnestas análises. 
Seria razoável perguntar: porque estas cinco mentes especificas? A lista poderia ser alterada e ampliada? mas a breve resposta do autor é: ascinco mentes recem apresentadas são os tipos mais valorizados no mundo de hoje, e o serão mais ainda no mundo do amanhã. ela cobrem o espectro cognitivo e e o empreendimento humano no sentido de que são abrangentes e globais! Hoje sabemos um pouco como cultivá-las. Diz o autor que pode haver outras candidatas, que ian damente tecnológica a mente digital, da mente de mercado à mente democrática,da mete flexivel a mente emocional, da mente estratégica á mente espiritual. Estou preparado para defender este quinteto vigorosameteo que é na verdade, a tarefa fundamental do restante do livro.




Disse o autor: A educação formal ainda prepara os alunos peincipalmente para o mundo do passado.
Tudo bem falar isso! mas tem-se que ter um monte de pesquisas que possam pelo menos se adentrar neste universo que não é somente do educador e nem do educando e nem tampouco dos magistrados e muito menos dos meios da educação como o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação; mas sim do meios de legislação ou seja dos três poderes - com mais outros que não são estabelecidos mas atuam silenciosamente no meio educacional. por isso eu não concordo! A educação depende muito da educação dos pais, e do apoio da sociedade em geral para defender com vigor os direitos das escolas e dos estudanntes em geral.





 


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